AVISO!

DIA NACIONAL DA POESIA!

"Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida
 À sombra de uma cruz e escrevam nela:
_ Foi poeta, sonhou e amou na vida."
Alvares de Azevedo
Comunidade do CEJA.

Davino de Sousa
Genésio Menezes
Emiliana Teixeira



  





Nossos Poetas!



Exposição de livros.



 Varal de poesias, literatura de cordel e exposição de livros.




       No dia 14 de Março comemoramos o 
Dia Nacional da Poesia com diversas apresentações de poesias, músicas, "causos engraçados", vídeos e sorteios de livros.
Homenageamos os poetas do CEJA, Davino de Sousa, Genésio Menezes e Emiliana Teixeira.
Destacamos os dados biográficos de alguns poetas cearenses: Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz e Pe. Antônio Tomás. Contamos com a presença dos colegas do CEJA municipal Pe. Abelardo F. Lima. 

Origem da Palavra Poesia

“A palavra "poesia" tem origem grega e significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.
    Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
    No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios.
    O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira.  Suas   obras  que  mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas Flutuantes, cujas  características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário