POLÍTICO
Cidadania
Democratização
Construção/Reconstrução da história do homem e transformação da sociedade
Socializaço
Ética
ESTÉTICO
Resgate da auto-estima
Respeito é individualidade
Confiança
Liberdade de expressão
Flexibilidade
Autocrítica
ÉTICO
Construção e busca de conhecimento (aprender a aprender)
Flexibilidade
Autocrítica
Contextualização
Cooperação
Aquisição da leitura e da escrita
Integrações curriculares
Continuidade entre as etapas do processo
Dessa forma, a filosofia proposta ampara-se na idéia da Totalidade e da Interdisciplinaridade de Conteúdos. Assim, visa proporcionar aos alunos uma aprendizagem para a vida. No relatório DELORS (1999) para a UNESCO, estabelece a necessidade “do aprender a ser, a fazer na coletividade”. A ação educativa precisa incentivar o aprender a ser, ser na totalidade, na coletividade, e para isso a pessoa, a partir do exercício do ser, passa a fazer coletivamente.
Mesmo relatório afirma que:
“A educação é parte de um conjunto de interações e interconexões recíprocas e não pode ser dissociada e tratada isoladamente. É parte de um todo, um processo; de forma que permite a inter-relação de cada parte com as demais, pois não é um processo estático, mas de uma ação dinâmica, na qual qualquer alteração das partes influi nas demais”.
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