AVISO!




Durante os dias 17/11/11 a 13/12/11, nas terças e quintas, o CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima, estar realizando projeto de leitura visando a melhoria da aprendizagem de seus alunos, especificamente no processo de leitura e produção de textos dos alunos, principalmente os que apresentam maior dificuldades em leitura e escrita. A falta de conhecimento seguro e profundo das habilidades de leitura, interpretação e produção de texto em nossos alunos tem se tornado perceptível, portanto, de posse deste cenário, buscou-se alternativas para obtenção de um melhor aproveitamento através deste projeto que tem como objetivo a aquisição de potencialidades e habilidades que favoreçam a leitura e produção de textos, buscando também superar a defasagem no processo de aprendizagem, bem como, motivar e incentivar nossos alunos para uma prática diária de leitura e produção de texto de forma dinâmica e prazerosa. Portanto, essa é uma iniciativa que busca viabilizar a aprendizagem de nossos alunos com dificuldade de leitura e produção de textos que conta com apoio e colaboração da Biblioteca e LEI – Laboratório Escolar de Informática.
O referido projeto estar sendo realizado e acompanhado pela Professora de Português Vasti Araújo, alternando aulas em sala e no Laboratório de Informática e pesquisa na biblioteca, de acordo com a proposta do projeto e, realizando pesquisa através da internet na webquest criada pelo professor João Ribeiro, em seguida os alunos realizam produções de texto no editor de texto Writer, salvo em PDF para posteriormente colocarem no portfólio dos mesmos.  Veja um dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.                    
                                                           
                                                                                                                               clique aqui!



O Centro de Educação de Jovens e Adultos CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima, realizou no dia 23 de novembro de 2011, um evento sobre a consciência negra , fruto do projeto: “O Basil tem cor”. Contou com a participação especial da Coordenadora da 2ª CREDE Prof.ª Otilia e Prof.ª Raquel. Esse evento teve como objetivo valorizar a cultura negra e seus Afro-descendentes e Afro-brasileiros na escola e na sociedade. Houve diversas apresentações, tais como: os alunos do PAPI falaram sobre algumas celebridades negras de todos os setores sociais; apresentação de vídeos sobre
consciência negra; apresentação musical; declamação de poesia de Castro Alves “Vozes D'África”. Após, houve sorteio de blusas entre alunos sobre o tema em pauta, e finalizando com um jantar com comida de origem africana. Este evento esteve sob organização dos professores da área de Ciências Humanas: Ana Maria, Davino, Reijane, Tânia, Elizian, Onofre, Neyde.

Apoio: Núcleo Gestor, Centro de Multimeios e LEI. 













O CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de lima se fez presente ao LVIII Encontro Regional de Coordenadores Municipais de EJA, realizado no dia 16/11/11 na cidade de Itapipoca. Além da diretora da escola, professora Joelma Teixeira, a quem coube fazer a acolhida, participaram do evento os professores Marcílio, Genésio, Davino, Wagner, Alessandra e Aldeci. O professor Davino homenageou os professores; o professor Genésio recitou uma de suas poesias em homenagem a cidade dos três climas e o professor Marcílio expôs aos coordenadores e convidados a dinâmica de funcionamento do CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima. O foco do encontro foi: consciência social, silábica e alfabética. Dando continuidade a formação continuada de coordenadores de EJA sobre o método sociolinguístico de alfabetização, coordenado pela Professora Zilfa.










Poesia na escola
Por Lucila Cano

Em Itapipoca, a pouco mais de 200 quilômetros de Fortaleza, uma professora respira poesia desde a infância. Na escola onde trabalha, ou nas informações pela internet, ela auxilia outros professores a fazerem da poesia um estímulo ao aprendizado.

Itapipoca é a terra natal do Tiririca, aliás, Francisco Everardo Oliveira Silva, deputado federal eleito por São Paulo em 2010, na segunda maior votação para a Câmara na história do País.

Mas não é a figura dele que está em pauta e sim a de Emiliana M. S. Teixeira, pedagoga e especialista em metodologia do ensino fundamental, graduanda em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UFC-UAB) e pós-graduanda em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Começar com as primeiras letras

“Desde criança, me encantei com a escrita e a leitura. Com 12 anos, ganhei um violão de minha mãe. Desde então, nunca mais parei de escrever sobre dores, paixões, alegrias, tristezas, ilusões e desilusões. Precisava falar do meu mundo e do mundo ao mundo”, conta a professora.

Perguntada sobre qual a melhor idade para se gostar de poesia, ela diz que “tudo deveria começar com as primeiras letras, pois as crianças têm grande sensibilidade e capacidade de aprendizagem. Desde o pré-escolar as crianças aprendem músicas infantis que tratam do seu dia a dia. A música é pura poesia e as crianças já têm contato com ela sem ter o conhecimento. O professor, salvo raras exceções, também não tem consciência desse ato, do trabalhar poesia, ensinar com poesia”.

Repensar a prática dos professores é o caminho para a conscientização, segundo ela, “pois a poesia pode ser trabalhada em qualquer disciplina, em qualquer momento e desde cedo. Assim, os alunos vão apreciando o belo: o balanço das folhas de uma árvore, o canto dos pássaros, a música natural do ambiente, os sons do rio, da chuva e do vento, o surgimento do sol e da lua, até atingirem um amadurecimento poético e intelectual”.
O que afasta professores da poesia

“Buscar o novo dá trabalho”, afirma a professora. “Não é fácil sair da rotina. Quando se fala em poesia, alguns se sentem analfabetos no assunto. Outros se interessam por acharem bonito e por terem alguma vocação para a escrita, o dom de brincar com as palavras e colocá-las no lugar certo. Mas a resistência é grande. Esse tema deveria ser trabalhado nos cursos de capacitação, nos planejamentos mensais. Acredito que a escola deveria realizar mais projetos envolvendo a poesia, como saraus e concursos de redação.”

“Cada professor se aprofunda naquilo em que já tem alguma aptidão ou conhecimento. Os que sentem os encantos de um belo texto sempre buscam mais sobre o fazer poético. Eles trabalham na sala de aula com dinâmicas e metodologias renovadoras, seleção de bons livros, bons autores, músicas. Também acho interessante o trabalho com os poetas da terra, para que se conheça a cultura local, pois há uma grande riqueza no folclore”, sugere a professora.

Para ela, “uma dica seria trabalhar a poesia com calma, a partir de livros mais simples e músicas infantis para, em outra etapa, avançar com os clássicos. Os alunos deveriam ser motivados a escrever sobre o que veem e o que sentem. É importante deixar que falem e produzam o que quiserem para depois, em avaliações, proporcionar a eles a melhoria dos seus conhecimentos”.

“A poesia deveria ser trabalhada de maneira interdisciplinar, porque quando penetra na mente dos pequenos leitores, aumenta a capacidade de raciocínio deles, e esse é um primeiro passo para se criar o hábito da leitura e da escrita”, complementa.

A professora Emiliana M. S. Teixeira tem trabalhos publicados em antologias, jornais e concursos no Brasil e na América Latina. Participou de obra em homenagem a Noel Rosa, na Bienal do Livro, em setembro passado no Rio de Janeiro.

Atualmente, organiza o livro “Estalos Poéticos” - uma Coletânea Literária de Itapipoca, apenas com escritores da sua cidade. Também prepara um livro de poemas e crônicas para o público infanto-juvenil.


O CEJA – Pe. Xavier de Lima, realizou no dia 20/10/2011 as 19h00min, uma homenagem aos professores e funcionários. Tanbém nesta data foi feita uma homenagem especial aqueles professores que por aqui passaram e deixaram suas raízes, enfim que,contribuíram para o crescimento e engrandecimento desta instituição de ensino. Foi uma homenagem justa, de reconhecimento e valorização dos professores. A homenagem aos professores e funcionários teve término, no dia seguinte, 21/10/2011 com um passeio e momento de confraternização no "Hotel Dunas do Paracuru", e aproveitando a ocasião, todos os aniversariantes do semestre 2001.2 foram homenageados e presenteados com uma blusa personalizada para o momento.


















                                                             
  APRESENTAÇÃO

As oficinas de informática aqui propostas, visam tratar a Informática como um recurso que deve ser dominada em sua totalidade, seja técnica, cientifica ou pedagógica, pois só assim poderemos desenvolver, aperfeiçoar e buscar a aprendizagem através das TICs. Ajudar professores e alunos a vivenciar a informática como ferramenta didática, como também, uma Linguagem que deve ser trabalhada no sentido de potencializar as expressões verbais, escrita, visuais, assim como muitas outras que possam ser descobertas e desenvolvidas com o uso do computador. São oficinas que acontecem de forma continua, todas as quartas com 1h de aula, oferecidas a alunos e professores, que através das mesmas iremos reconhecer a informática e as tecnologias como extensões de nossas capacidades na agilização e formatação de textos, elaboração de apresentações em ambiente web e computacional, como: apresentações multimídia, planilhas de cálculos, slaid, vídeo, blogs, internet, redes sociais, segurança na internet, gerenciador de arquivos e, muitos outros exigidos e imprescindíveis ao profissional, e principalmente para o docente no uso das tecnologias na educação, onde é preciso o uso de uma ação educativa eficaz, que realce a importância no aprender a aprender, inovar e fazer, características importantes, necessárias e exigidas ao profissional do século XXI.












Nos dias 22 e 23 de outubro de 2011 acontecerá mais uma avaliação do ENEM, onde mais de 5 milhões de inscritos farão as provas em todo o Brasil. Sabemos que o ingresso em muitas universidades tem como critério o desempenho do aluno no ENEM, por esse motivo é que, nós que fazemos o CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima estamos oferecendo aos nossos alunos no período de 13/09/2011 à 20/10/2011 oficinas preparatórias para o referido exame para que estes possam apresentar um desempenho satisfatório. Os alunos estudam através de oficinas orientadas pelo Núcleo Gestor e desenvolvidas pelos professores. Vale ressaltar que entre as ferramentas utilizadas para dinamizar esse momento utilizamos o material disponibilizado pela Fundação Democrito Rocha no portal http://www.fdr.com.br/enem2011/ onde os alunos tem a oportunidade de estudar online com orientação dos professores e com apoio dos professores Coordenadores do LEI na preparação de material de acesso e dicas de estudo, ações que contam com incentivo e total apoio do Nucleo Gestor do CEJA - Pe. Gonzaga Xavier de Lima.



 

Oficina sobre os Direitos Humanos

     O CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima realizou no dia 18.08.11, uma oficina sobre a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, com o objetivo de sensibilizar os nossos alunos sobre a importância de conhecer, respeitar e reivindicar seus direitos perante a sociedade.
  
Contamos com a presença so sociólogo Jorge Luiz, do CRAS, do  Mourão , com a participação dos alunos do PAPI questionando alguns artigos da Declaração dos Direitos Humanos, como também, envolvendo alunos das várias modalidades de ensino.
 
  
     O professor Davino, compositor e músico, questionou a lei Nº 12.403/2011, que altera artigos do Código Penal. Em seguida, cantou a música " Cidadão " com os alunos, correlacionando-a ao tema em questão.
 

  
Finalizamos o momento com a DINÂMICA do comprometimento com os direitos humanos, ministrada pela professora de Língua Portuguesa Jayler.






OBMEP no CEJA

O CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima realiza hoje - 17/08/11 a primeira fase da 7ª OBMEP - Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, com alunos do Ensino Fundamental e Médio nos três turnos.





PAPI - Programa de Atendimento à Pessoa Idosa

O Programa de Atendimento à Pessoa Idosa visa alfabetizar idosos e incluí-los digitalmente. Esse projeto para ser eficiente, foi desenvolvido um software chamado "Luz do Saber". Os idosos tem acesso à informática nas aulas que são realizadas tanto  no LEI quanto em sala de aula.




Em mais um dos trabalhos realizados pelo CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima, as professoras Ivonete e Katiele conduziram seus alunos a uma roda de leitura na biblioteca, com apoio das professoras do multimeios Ocirene e Emiliana. Vale ressaltar que, esse tipo de atividade está acontecendo regularmente com objetivo de incentivar o hábito da leitura. Os mesmos fizeram leituras diversas dos mais variados temas, como: Romances, poemas, dramas, etc..



Meio Ambiente


O Centro de Educação de Jovens e Adultos, realizou no mês de abril, uma OFICINA SOBRE MEIO AMBIENTE, com o tema: " QUEM AMA CUIDA "!, que foi desenvolvida de forma interdisciplinar. Teve como objetivos estimular a mudança prática de atitudes e de novos hábitos com relação a utilização de recursos naturais favorecendo ainda a reflexão sobre a responsabilidade de nossa espécie na conservação do planeta, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida na terra.


Dramatização sobre a CARTA DA TERRA,
pelo aluno Leonardo, onde o mesmo apresentou de
forma fantástica e com grande entusiasmo.
Na Culminância tivemos a contextualização sobre o meio ambiente com os professores Marcílio e Neyde e, apresentação da nossa aluna Germana falando sobre o texto Efeito Estufa.
Na ocasião a aluna Daniele
apresentou o texto Meio ambiente saudável, com a intenção de lembrar aos nossos alunos sobre sua responsabilidade com um ambiente saudável e sustentável para toda sociedade.
Foram apresentados alguns trabalhos reciclados pela aluna Marcilene, pinturas e desenhos pelo aluno Franklin e doação de mudas de plantas regionais para a comunidade escolar.