AVISO!

I FEIRA DE CIÊNCIAS
 
O CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima realizou a I Feira de Ciência e Cultura, onde na oportunidade foram expostos trabalhos com produções dos próprios alunos, acompanhados e orientados pelos professores Ályson Benevides, Francisca Gois, Regis Pires, Maria Neide, Raimunda Célia, Vasti Prado, entre outros.

Tema: ESGOTO EM ITAPIPOCA: IMPACTOS CAUSADOS NA LOCALIDADE DO BRUZIGUIM
Aluna Pesquisadora: Ana Patrícia Teixeira Davi

Tema: A PRESENÇA DA POPULAÇÃO NEGRA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ITAPIPOCA
Alunos Pesquisadores: Antonio Cláudio Magalhães Mota e Juliette dos Santos Magalhães Moreira

Tema: TOCANDO COISAS DE AMOR: resgate histórico da banda de música de Itapipoca e suas influências na cultura regional.
Alunos Pesquisadores: Luís Carlos Albuquerque Carneiro e Antonia de Oliveira Campos

Certamente um dos propósitos foi oferecer aos alunos uma oportunidade para que estes desenvolvam habilidades decorrentes de duas dimensões básicas do conhecimento: a teoria e a experimentação. Sendo assim, o projeto foi preparado com objetivo de promover o interesse pela pesquisa cientifica, repensando o aluno na busca da autonomia, principio alicerce da educação. Portanto as exposições dos trabalhos estimulam a troca de conhecimentos e o interesse pela pesquisa, construindo assim o aprendizado através de “projetos científicos”.






























Formação de professores!


A capacitação dos professores passou a ser mais do que uma cobrança do mercado de trabalho, além de ser uma exigência da atual LDB. O CEJA sabendo da necessidade dos professores estarem sempre atualizados e que o mesmos são profissionais que precisam estarem sempre estudando, participar deste curso e de tantos outros que faz parte dos planos desta Instituição, é uma forma de cumprir sua tarefa como instituição promotora de cultura, educação e cidadania.
O curso acontece de forma Online no site http://educadores.senad.gov.br/curso/login/index.php e tem total apoio desta Instituição.

O curso conta ainda com total ajuda do professor Alysson S. Benevides, este é um dos alunos do curso e contribui bastante nas tarefas a serem realizadas, coordenando os trabalhos e o andamento do projeto a ser desenvolvido no CEJA.

Os professores estudam os módulos, agendam encontro no centro de multimeios e utilizam o LEI para realizar as atividades e tiradúvidas relacionadas aos exercícios e sobre o ambiente virtual de aprendizagem.

O curso tem como objetivo:

-->
Promover a formação de profissionais das escolas públicas para atuarem coletivamente na prevenção do uso de drogas na escola.
Objetivos Específicos
 
1. Oferecer fundamentos teórico-metodológicos que capacitem os educadores para atuarem na prevenção do uso de drogas e comportamentos de risco associados, sob o enfoque da promoção da saúde do educando.
2. Orientar os educadores para atuarem na mobilização da rede interna e externa da escola no desenvolvimento de ações de prevenção do uso de drogas.
3. Aprofundar conhecimentos sobre os principais eixos metodológicos para a construção do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
4. Subsidiar a elaboração e o desenvolvimento do Projeto de Prevenção do uso de Drogas da escola.
Simulado ENEM 2012 no CEJA Pe. Gonzaga Xavier de Lima

                                  




 O simulado é uma das ações previstas e realizadas durante o ciclo de debates e oficinas do ENEM. Sabemos que é importante manter o foco e o segredo é treinar bastante, então nada melhor que utilizar testes como preparação para as provas do ENEM.




Através dos simulados é possível conhecer suas dificuldades e preparar melhor seus estudos com foco nas principais dificuldades encontradas.
                                                                    Retirado do site: Rumo à Universidade

15 de Outubro - Dia do Professor!


Ciclo de Palestras e Oficinas do ENEM 2012

O CEJA Pe. Padre Luiz Gonzaga Xavier de Lima, vem realizando junto com os professores das respectivas áreas: CHT, CNT, LCT atividades que fortificam e intensificam o ciclo de palestras e oficinas sobre o ENEM 2012, com objetivo de repassar aos alunos dicas de questões de provas anteriores, dicas de preparação para a prova, estudo do guia do estudante para redação, temáticas mais cobrados no ENEM, simulados, site rumo a universidade, vídeos de motivação e dicas de temas que caem na redação. Com aulas focadas nas principais dificuldades encontradas nas áreas do conhecimento. Nós que fazemos o CEJA, estamos satisfeitos com todas as atividades realizadas e felizes com a dedicação e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas, utilizando-se da sala de multimeios para planejamentos, pesquisas e estudos de textos, bem como, do LEI para realização das pesquisas, oficinas e simulados.